Dentre todas as entidades que fizeram parte deste encontro, estava o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Bandeirantes (STTR), instituição presidida por Elodir Rudi Meyer vem acompanhando de perto todo o trabalho da Associação Comunitária Rural Nova União sob o comando de Joverci Melo.





Elodir fala da importância de prestigiar eventos como esses que busca defender os interesses dos assentados fazendo a menção desta junção de forças.

“Nós viemos aqui para prestigiar o evento, onde estamos sempre juntos fazendo parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais... viemos aqui para somar com os assentados e presidentes de associações, além de prestigiar a autoridade que vai estar presente aqui hoje [se referindo ao deputado estadual Cattani], além disso queremos tirar algumas dúvidas.

Elodir ressaltou o direito do trabalhador rural e até mesmo pequeno produtor, ter o tão “sonhado” titulo da terra.

Linhas de crédito para o Pequeno Produtor

Instituição tradicional no segmento de Cooperativa Financeira, o Sicredi disponibilizou durante o a reunião dos assentados uma equipe de atendentes para orientar os pequenos produtores sobre as melhores linhas de crédito e serviços.

Um dos representantes da instituição que esteve presente na ocasião Robson Adolfo Sitolin – Gerente de Carteira A, destacou o principal objetivo do Sicredi em marcar presença no evento.

“Nós estamos aqui presentes neste evento para tentar identificar todos os anseios que os assentados possuem, além também das dificuldades que estão encontrando nas instituições financeiras”, detalhou o gerente.

Outro ponto abordado pelo representante do Sicredi, é saber dos assentados se possuem conta ou não a com a cooperativa. O gerente classificou como proativa essa campanha da cooperativa, indo até o assentado.

“Nós queremos ser proativos e não reativos. Nós estamos buscando atender ele [se referindo ao produtor], na propriedade de forma mais confortável com um leque maior de opções hoje”, apontou.



Alguns produtores acabam tendo dificuldades no acesso ao crédito, Robson aponta que a cooperativa oferece opções usando de flexibilidade na negociação.

“O Sicredi tem uma linha especial apenas para aquelas pessoas que possuem contrato de compra e venda, então... nós sabemos que os associados anseiam muito para fomentar as suas atividades econômicas na pecuária”, acrescentou.

Nesta nova opção o produtor pode oferecer um bem que pode ser penhorado, na falta de um bem para garantia, um simples avalista pode garantir êxito na negociação.

Os planos da cooperativa para Nova Bandeirantes para o próximos meses já estão em prática, a começar nas reformas que estão sendo realizadas na estrutura física da agência.

“Nós já estamos fazendo uma reformulação já na agência, porém nós precisamos entender que não vamos mudar só o físico. Nós precisamos hoje fomentar a nossa atividade local e fazer a nossa economia mais próspera e sólida, trazendo mais visibilidade para Nova Bandeirantes apoiando o agricultor e o produtor da pecuária”, detalhou o gerente.



Autoridades políticas locais

O ex-prefeito Valdir Rio Branco (PSB), esteve presente na reunião chegando a fazer o uso da palavra, enaltecendo a iniciativa do líder dos assentados o Sr. Joverci Melo.

Atendendo a equipe de reportagem do Nova Band Hoje, o ex-prefeito aproveitou para fazer um balanço do que foi a reunião que teve como objetivo principal, debater a regularização de propriedades naquela localidade.

“É ótimo... é isso aí que precisa ser feito, chamar a população para que possam saber o que está acontecendo, apresentar sugestão e dar opinião. A vinda do deputado Gilberto Cattani foi muito importante, e o fato do Joverci conseguir atrair tantas pessoas.





Rio Branco não escondeu a satisfação em ser convidado para participar da reunião como pessoa e da vida pública de Nova Bandeirantes.

“Eu fico contente em poder participar da vida de Nova Bandeirantes como ex-gestor e agora como pessoa, fico contente em estar por aqui e precisava estar aqui. Fico contente em poder ver a grande maioria dos vereadores, além de presidentes de associações”, declarou.

Ao final da entrevista, o ex-prefeito proferiu uma mensagem a todos os cidadãos de Nova Bandeirantes.

“Que Deus abençoe a todos de Nova Bandeirantes... que vamos à luta, pois Bandeirantes é muito grande e cabe todos nós com certeza”, afirmou.

Membros da Câmara Municipal também marcaram presença no evento. Os vereadores Valdir Pinheiro (PSDB), Edilson Silva (Patriotas), Junior Sanches (PL) e o presidente João da Marcenaria (DEM).





João da Marcenaria aproveitou para explanar sobre a posição do legislativo nessa questão da regularização das áreas no assentamento.

“O legislativo vai estar sempre à disposição para quem possa precisar com todos os vereadores. A gente que agradecer ao Joverci pelo convite com esta bela reunião, tendo a presença do deputado Cattani aqui no Assentamento, a gente acaba saindo daqui com confiança que ele[deputado], pode estar ajudando.

O chefe do legislativo não escondeu a sua incerteza sobre temas debatidos na reunião, como pendências do INCRA aos antigos proprietários destas áreas.

“Toda a vida nós soubemos que o INCRA tem pago parcelas ao Dr. Xavier, como foi depositado já uma quantia boa de dinheiro tendo um trâmite jurídico de longa data”, apontou.

João da Marcenaria enfatizou ainda, as diversas idas para o INCRA de Cuiabá, para rever a questão do georreferenciamento.

“Nós pedimos aos presidentes de associações para que possam se reunir ou até mesmo ir até Cuiabá para levar ao conhecimento da entidade o que está acontecendo no assentamento”, afirmou o vereador.

O papel do prefeito César Périgo também foi lembrado pelo mandatário do legislativo, na visão dele tem se empenhando na questão como trazer o Titula Brasil para o município.

Também marcando presença no evento, o vereador Junior Sanches (PL), emitiu a sua ótica sobre a iniciativa de regularizar as áreas do Assentamento.

“Primeiramente quero agradecer o convite do Sr. Joverci que trouxe o deputado Gilberto Cattani, para rever situações sobre o assentamento em Nova Bandeirantes. A gente se fez presente aí no evento, e temos a certeza agora, que é mais uma porta aberta partindo de Cuiabá até Brasília com o conhecimento do deputado Cattani. Então... esta situação acaba gerando mais conforto a população em questão de procurar a sanar os problemas.





Junior Sanches fez observação pela morosidade do processo, algo que não vai ser resolvido da noite para o dia, mas salientou o empenho de Cattani.

“Só de sabermos que tem uma porta aberta, é um grande passo para conseguirmos bons frutos futuramente. Então... a gente agradece ao deputado Gilberto Cattani, pedimos que os assentados que tenham muito cuidado na hora de contratar uma empresa para que seja feito especificamente o geo, pois muitos assentamentos já sofreram golpes”, finalizou.

FONTE 

Publicidade: