O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, esteve em Cuiabá nesta segunda-feira (7) para lançar o Programa Nacional de Serviço Voluntário em Mato Grosso. Na prática o programa irá pagar meio salário mínimo, R$ 606, a jovens de 18 a 29 anos e pessoas com mais de 50 anos para fazer a inserção no mercado de trabalho, com disponibilização de cursos de qualificação on-line.
O programa será ofertado pelas prefeituras, que poderão contratar para qualquer tipo de serviço no município: limpeza, auxiliar de creche, gari, exemplificou o ministro. Essas pessoas irão trabalhar meio período e em outro período farão cursos de qualificação on-line, que serão oferecidos em parceria com Sebrae, Senai, Senac, Senast e Senar.
Leia também - Medeiros diz que Bolsonaro tem 'plano B' ao governo em MT
"As maiores dificuldades para essas pessoas estarem no mercado de trabalho formal são a falta de experiência, baixa qualificação e burocracia. Queremos dar o primeiro emprego para os mais jovens e uma nova chance para os mais experientes", afirmou o ministro.
Além de oferecer as vagas - que não têm uma quantidade ou percentual definido -, as prefeituras terão que disponibilizar computadores com internet para que os participantes do programa possam fazer os cursos on-line.
O governador Mauro Mendes (UB) enfatizou a necessidade de mão de obra qualificada, um problema enfrentado em todo o país.
"A qualificação é um grande desafio não só para o Estado. Esse ano vamos ter um apagão de mão de obra para sustentar os grandes investimentos no estado", argumentou Mendes
FONTE GAZETADIGITAL