Novak Djokovic venceu três dos quatro principais títulos no ano passado (Imagem: Getty)

O lendário tenista britânico Andy Murray explicou por que seu antigo rival e número 1 do mundo, Novak Djokovic, é um pesadelo absoluto para os jogadores adversários.

Djokovic venceu três dos quatro títulos do Grand Slam no ano passado, elevando seu total de troféus importantes para 24, empatando com Margaret Court como o maior da história.

O sérvio ainda é muito dominante, apesar de ter atingido a idade de 36 anos – com um segundo lugar na Austrália no mês passado, no primeiro grande torneio de 2024.

O mesmo não pode ser dito do ex-número 1 do mundo, Murray, que teve um péssimo desempenho no ATP Tour, perdendo nove de suas últimas 10 partidas.

Murray, vencedor de três Grand Slams, tem a mesma idade de Djokovic, mas não conseguiu manter o mesmo nível depois de passar por uma cirurgia no quadril para salvar sua carreira.

Enquanto isso, Djokovic está a apenas dois troféus de alcançar 100 títulos, o que o tornará apenas o terceiro jogador a fazê-lo, depois de Jimmy Connors e Roger Federer.

Quando perguntado sobre o que torna enfrentar Djokovic em uma final tão difícil, Murray disse: ‘Obviamente [é] incrivelmente difícil.

Andy Murray tem enfrentado dificuldades no ATP Tour este ano (Imagem: Getty)

‘Na fase intermediária, posterior de sua carreira, você sabe, eu acho que [ele tem sido] ainda mais forte.

‘Eu obviamente joguei muitas finais contra ele e foi extremamente difícil para mim, mesmo quando crescemos juntos e tivemos muita experiência jogando contra ele em competições importantes.

‘Com o que ele alcançou nos últimos cinco ou seis anos, acho que para alguns dos jogadores mais jovens que estão surgindo e estão prestes a jogar uma final de um Masters Series ou um Grand Slam, e ele está do outro lado da quadra…

‘Quando ele já ganhou 24 Grand Slams e 98 títulos, não é fácil quando você tem pouca experiência nessas situações e, você sabe, está do outro lado da quadra de um cara que ganhou tanto quanto ele. Isso é realmente difícil.

‘Para os jogadores mais jovens agora, quando é o Novak do outro lado da quadra, [é] realmente, realmente difícil para eles vencerem contra ele, não apenas pelo lado do tênis, onde ele é obviamente excepcional.

‘Mas acho que também pelo lado mental, porque ele já fez tudo, enquanto muitos dos jogadores mais jovens que estão surgindo ainda não fizeram.’


FONTE: GLOBAL SPORTS NEWS BR