Faustão foi internado por conta do agravamento da doença renal e passou por uma cirurgia de transplante de rim. Segundo o jornal Extra, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo teria garantido que o apresentador não furou a fila.
A organização informou ao veículo que Fausto Silva estava como o 13º paciente na lista. Também foi revelado que o artista cumpriu todos os critérios de priorização.
Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização.
Além disso alguns dos fatores fundamentais que a secretaria de saúde analisa para a prioridade de pacientes seriam a impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal. Para que a pessoa receba o órgão, também seriam analisadas a compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador.
Vale lembrar que Faustão já passou por uma cirurgia de transplante antes, pois recebeu um coração novo em agosto de 2023.
FONTE: ESTRELANDO