Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio, sua primeira convocação como treinador da seleção. E como era de se esperar, a lista veio recheada de novidades. Além do retorno de Lucas Paquetá, as surpresas entre os 26 convocados para amistosos com Inglaterra e Espanha são Rafael, Yan Couto, Beraldo, Murilo, Wendell, Ayrton Lucas, João Gomes, Savinho e Pablo Maia. A missão do novo comandante é resgatar a confiança do torcedor com a equipe após quatro jogos sem vitórias e futebol ruim. Leila Pereira, presidente do do Palmeiras, será a chefe da delegação.

“Acreditem nesse trabalho, sintam confiança neste grupo e voltem a viver o mundo da nossa seleção brasileira”, pediu Dorival Júnior aos torcedores. “Teremos 15 dias juntos para a primeira partida”, celebrou o treinador, que deixou a possibilidade de mudanças por causa das competições que não param. E explicou a lista. “Nenhuma reformulação pode ser radical. Mas temos de observar alguns jovens promissores, que estão sendo acompanhados de perto e terão suas oportunidades.”

Lucas Paquetá volta à seleção após ser retirado da convocação para rodada das Eliminatórias em outubro de 2023 após ver seu nome envolvido em investigação da Federação Inglesa de Futebol (FA) por possível envolvimento em esquema de apostas. Como vem jogando normalmente no West Ham, Dorival recebeu o aceno da CBF de que poderia chamar o meia.

Ainda em fase de recuperação de cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, o astro Neymar será o principal desfalque de Dorival Júnior em seus primeiros jogos — só volta em setembro. O treinador ainda chamou o goleiro Rafael por causa da lesão no tendão da coxa de Alisson, do Liverpool.

Substituto de Fernando Diniz, dispensado após não conseguir fazer o País se dar bem na largada das Eliminatórias para a Copa do Mundo — são somente sete pontos em seis rodadas e a sexta colocação —, Dorival vai fazer sua estreia no comando da equipe nacional em duro amistoso diante da Inglaterra, em Wembley, no dia 23 de março. Três dias depois tem a não menos potente Espanha, no Santiago Bernabéu.

Para definir os 26 chamados, Dorival Júnior fez um tour pela Europa, acompanhando nove jogos in loco na Espanha, França e Inglaterra. O treinador ainda esteve nos treinamentos de Atlético de Madrid, Real Madrid, Manchester City, United e Arsenal, entre outros. Além de observar os principais jogos dos estaduais no País. De acordo com o técnico, mais de 50 nomes foram avaliados antes da definição da lista.

Esta é a última relação da seleção brasileira antes da disputa da Copa América, nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 15 de julho, no qual o Brasil tentará retomar o protagonismo no cenário sul-americano após derrotas dolorosas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Antes da competição, a seleção ainda fará amistosos com México (8/6) e Estados Unidos (12/6).

Novo coordenador executivo geral de seleções, Rodrigo Caetano mostrou confiança na nova caminhada: “Será uma grande travessia até 2026 com o objetivo máximo de conquistar o hexacampeonato mundial. Até lá teremos esses amistosos e a Copa América que nos ajudarão nesta caminhada”, disse.

Confira a lista de convocados

GOLEIROS: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)

LATERAIS: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto)

ZAGUEIROS: Lucas Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Murilo (Palmeiras)

MEIAS: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo).

ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid)


FONTE: ESTADÃO