Conteúdo/ODOC – A presença das mulheres nas indústrias de Mato Grosso aumentou 30% entre 2018 e 2021, conforme dados compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Dos 165 mil postos de trabalhos em 2021, elas ocupavam 36 mil.
Dentro do universo da qualificação industrial, a presença feminina também tem crescido. Dos 72.5 mil alunos matriculados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) em 2023, 32.8 mil são mulheres, o que representa 45% das matrículas.
Outro diferencial é que elas estão buscando cursos tradicionalmente ocupado por homens como manutenção de máquinas pesadas, mecânica, mineração e mecatrônica.
A procura crescente por qualificação profissional é o diferencial para as mulheres se destacarem no mercado de trabalho. É o caso da jovem Thais Delfina de Souza Cabral, de 22 anos, que iniciou sua trajetória profissional no Programa Aprendiz do Futuro, no Grupo Bom Futuro. Graças ao seu esforço e a formação oferecida pelo Senai, hoje ela é contratada como eletricista em uma fazenda da empresa.
“A parte de aprendizagem do Senai foi essencial para o meu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Foi com ele que eu consegui me destacar no mercado de trabalho e conseguir melhores salários. Além de me capacitar, o Senai me incentivou a buscar conhecimento sobre essa área. Estou pegando gosto pela coisa e isso fez total diferença”, disse Thais.
Outra profissional que também iniciou sua trajetória como aprendiz na indústria Inpasa, em Sinop, foi a Joice Martos de Miranda, de 21 anos. Ela conta que foi pela internet que viu a oportunidade de fazer um curso de manutenção de máquinas. Não demorou muito para seus superiores perceberem as qualidades de Joice e faltando apenas dois meses para o encerramento de seu contrato como jovem aprendiz, recebeu a proposta para atuar como profissional na área de planejamento e controle de manutenção da usina.
“Quando comecei a conhecer esse mundo de usina e me envolver mais ainda, uma das áreas que me apaixonei foi a mecânica, tanto que agora estou realizando esse curso. Então, para todos que estão começando, o importante é não desistir, existe muita dificuldade, mas o esforço de hoje é o resultado de amanhã”, pontuou a jovem.
Os cursos técnicos do Senai MT estão com inscrições abertas e são disponibilizados em 11 cidades de Mato Grosso. Entre as formações ofertadas estão os cursos de eletrotécnica, eletromecânica, logística, segurança do trabalho, administração, manutenção de máquinas pesadas e mecânica.
FONTE: O DOCUMENTO