A sexta data mais importante para o comércio, o feriado de Páscoa, este ano comemorado no dia 31 de março, projeta um crescimento de 4% nas vendas, em comparação com o ano passado. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá.

Talita Alessandra, gerente da loja Kopenhagen do Shopping 3 Américas, cita que o empreendimento se prepara para a data desde o início do ano. “Tivemos convenções para tratar exclusivamente do atendimento na Páscoa, com apresentação de novos sabores e daqueles que já são tradicionais. As expectativas para este ano estão promissoras”, diz.

Em contrapartida às guloseimas, lojistas do ramo de brinquedos também projetam boas vendas. Rafael Rocha, gerente de vendas da Real Brinquedos do Shopping 3 Américas, diz que muitas famílias trocam doces por brinquedos, movimentando a economia de forma mais uniforme. “Muitas vezes um ovo de chocolate custa R$80,00 e aqui temos brinquedos a partir de R$ 2,99. Tem a questão econômica, mas de saúde também, com os pais diminuindo o consumo de doce”, finaliza.

Ao todo, a movimentação na região metropolitana deve girar em torno de 59,5 milhões de reais, sendo que o gasto médio aguardado é de R$ 223,00 reais por pessoa. Ainda de acordo com o CDL, 18,9% dos consumidores pretendem gastar mais nesta época do ano, 63,5% o mesmo valor e 17,6% menos que no ano passado.

Uma pesquisa do Sebrae/MT estimou que os filhos devem ser os maiores presenteados, sendo 62% do público, seguido por autoindulgência (23%), sobrinhos (as) e afilhados (as) (22%) e parceiros (21%). Os chocolates industrializados lideram a preferência dos consumidores, sendo a opção para mais de 83% do público.

FONTE: O DOCUMENTO