Participação de indígenas em chapa e busca pela unanimidade entre 1.433 vereadores revela compromisso
Coelho obteve 228 votos, contra 164 da Chapa 10, encabeçada pelo vereador Edmar Maximiniano (UB), atual vice-presidente do UCMMAT,

Com o aval da Assembleia Legislativa e a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que representa as 142 prefeituras de Mato Grosso, o vereador Kássio Coelho (Podemos) assumiu a presidência da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

“As eleições fortaleceram a instituição que representa as câmaras municipais e seus vereadores. Tanto que alguns legislativos municipais que não estavam filiados à União e, portanto, não votaram nas eleições, já passaram a fazer parte. E acreditam em nossa missão de filiar todos os vereadores de Mato Grosso e dar vez e voz àqueles que, diariamente, convivem com a população e sabem melhor do que ninguém os problemas das cidades”, disse Coelho.
A solenidade, que contou com a presença de vários deputados estaduais, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), e pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), acabou por demonstrar que o municipalismo será fortalecido nos próximos anos.
A Chapa Novas Idéias, Novos Ideais, que venceu com 226 votos, assumiu o compromisso de, ao fim do mandato, ter em seus quadros o 1.433 vereadores das 142 cidades de Mato Grosso.
O mais interessante da solenidade é que a quase totalidade das lideranças presentes ao evento também iniciou suas carreiras políticas em câaras municipais. Como são os casos do presidente da ALMT, Max Russi, que foi vereador, prefeito e deputado estadual; do presidente da AMM, Leo Bortolin; do prefeito Abílio Brunini; dos deputados Thiago Silva (MDB), Fábio Tardin (PSB) e Juca do Guaraná (MDB).
Os que não foram vereadores foram prefeitos, como o deputado Nininho e o vice-presidente da Assembleia, Júlio Campos, que já foi governador, senador, deputado federal, conselheiro do Tribunal de Contas e, agora, deputado estadual, além do deputado estadual Beto Dois a Um.
“Não tivemos a honra de ser vereadores. Isto pode até ser uma frustração, mas, com certeza, seremos mais parceiros dos vereadores”, disse Beto Dois a Um, colocando seu gabinete a disposição.
O presidente Max Russi acolheu a proposta do deputado Nininho de ceder uma sala, com estrutura, dentro do Palácio Governador Dante de Oliveira, sede da Assembleia, para atender as demandas dos vereadores e das câmaras municipais.
“Vamos ser mais do que parceiros. Queremos que os vereadores sejam nos municípios a extensão do trabalho dos deputados estaduais, que, na realidade, são vereadores melhorados”, disse Russi.
Também foi acolhida a tese do encaminhamento de emendas parlamentares e a abertura de tratativas com o Governo do Estado, para que seja construída, no Centro Político Administrativo (CPA), a sede da União dos Vereadores, que pode representar um avanço para as cidades.
“Eu fui vereador e sei o quanto é difícil o trabalho diante das cobranças, pois os vereadores estão na ponta. Ou seja, vivem o dia-a-dia junto à população”, disse o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), defendendo que todos os pPoderes unam esforços para dar vez e voz aos vereadores.
Ele citou que os vereadores podem melhorar seu desempenho, utilizando instrumentos da modernidade, como a Inteligência Artificial (IA), para melhorar seus projetos, suas indicações e auxiliar a gestão municipal.
O presidente da AMM, Leo Bortolin, colocou a estrutura da entidade que representa para atender as demandas dos vereadores, lembrando que a unidade constrói resultados e a desunião dificulta a vida das pessoas.
“A AMM está à disposição dos vereadores e, com os demais poderes e a Assembleia Legislativa, vamos buscar soluções, pois unidos temos maiores chances de ver Mato Grosso prosperar por inteiro”, dissen.
Júlio Campos, com o colega Nininho puxou, a fila pela definição de emendas parlamentares estaduais para a construção da sede da União dos Vereadores. Mas, o o presidente da Assembleia foi mais longe ao defender que os vereadores, aliados aos deputados estaduais, participem da indicação, do destino das emendas parlamentares.
“Vamos levar a proposta ao Colégio de Líderes, bem como à bancada na Câmara dos Deputados e no Senado, para criar uma maior relação institucional, pois temos senadores e deputados municipalistas. Vejo, constantemente, o senador Jayme Campos anunciando emendas de sua autoria para os municípios, e tenho a certeza de que ele cumpre o que foi lhe solicitado pelos prefeitos e vereadores”, disse Max Russi.
Kassio Coelho lembrou que construção de uma nova sede da UCMMAT vai aproximar o vereador dos poderes, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas e de outros órgãos que fazem parte do cotidianio das cidades e da vida do vereador.
“Após 25 anos, um vereador de Cuiabá assume a UCMMAT e tenho a obrigação de trabalhar para que todos tenham vez e voz. Tanto é que em nossa chapa temos vereadoress indígenas", observou.
Diretoria Executiva
Presidente: Kassio Eduardo da Silva Coelho – Cuiabá
1º Vice-presidente: Carlos Martins de Figueiredo – Várzea Grande
2º Vice-presidente: Paulo Cesar Alves de Araújo – Araputanga
3º Vice-presidente: Robson Martins Linos – Alto da Boa Vista
4º Vice-presidente: João Rone dos Santos Silva – Pontal do Araguaia
5º Vice-presidente: Laercio Norberto Junior – Barra do Bugres
1ª Secretária: Isamara Eva da Maia Ramos – Porto Esperidião
2º Secretário: Antoninho Vardelei Camera – Comodoro
3º Secretário: Fabinho Aurélio Ribeiro – Juína
1ª Tesoureira: Ana Flávia Moura Costa Coelho – Vila Bela da Santíssima Trindade
2º Tesoureiro: Rubens Macedo – Cáceres
3º Tesoureiro: Antomar Christian Souza Cardoso – Nova Brasilândia
Conselho Fiscal
Ederson da Cunha – Confresa
Pedro da Silva Santos – São José do Xingu
Abimael Barbosa de Sá – União do Sul
Marcelo Rodrigues Perioto – Vera
Edinaldo Lidio Ferreira Mendes – Rosário Oeste
Divino dos Reis Silva – Bom Jesus do Araguaia
Conselho Consultivo
Hemerson Henrique dos Santos – Indiavaí
Daniel Bon Ami Rozanti – Peixoto de Azevedo
Lucinete da Costa – Nova Xavantina