Autoridades mundiais, representantes empresariais e membros da sociedade civil estão reunidos em Wilton Park, no Reino Unido, para uma conferência internacional focada na reconstrução da Faixa de Gaza após dois anos de conflito destrutivo.

O evento, que começou na segunda-feira 13/10/2025 e vai até esta quarta-feira, tem como objetivo, segundo o governo britânico, "convocar esforços cruciais de planejamento e coordenação para Gaza no pós-guerra".
Com grande parte do território palestino em ruínas – e a ONU estimando que mais de 90% das habitações foram danificadas ou destruídas – o Reino Unido ressalta que a reconstrução levará "anos" e custará "milhares de milhões".

A conferência busca não apenas abordar os custos e a logística da reconstrução, mas também "restabelecer as ligações entre Gaza e a Cisjordânia, a nível económico, político e social", apoiando a viabilidade de um Estado palestiniano como parte da solução de dois Estados.
O encontro ocorre em um momento estratégico, seguindo a assinatura de um acordo de cessar-fogo em cúpula paralela no Egito, o que é visto como uma oportunidade crucial para iniciar a fase de recuperação do território.