O que estão compartilhando: que no programa Fantástico a jornalista Maju Trindade anunciou o prazo final para saque de valores esquecidos no banco.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo usa inteligência artificial para imitar a voz da apresentadora. Em nota ao Verifica, a TV Globo esclareceu que a peça “não é real”. O único site disponibilizado para quem deseja checar valores a receber é o do Banco Central do Brasil (BCB). A plataforma não pede dinheiro em troca da consulta.

Na peça adulterada golpistas usaram um áudio fake, com a mesma voz da apresentadora do Fantástico, para afirmar que são os “últimos dias para consultar e resgatar o dinheiro esquecido”. A técnica é conhecida como deepfake, quando a partir de um banco de arquivos reais, a inteligência artificial cria um conteúdo falso com as mesmas características de imagens ou sons. Em parceria com o Projeto Comprova, o Estadão Verifica já explicou o que é e como funciona a técnica de desinformação.

A peça editada também usa o título de uma matéria verdadeira do portal de notícias g1 para atrair os usuários. Por meio de um link, os interessados são encaminhados para um bot que promete verificar se há algum valor esquecido em conta. Além de pedir informações como número do CPF e data de nascimento, o link pede para que a pessoa interessada faça o pagamento de um valor para receber o valor esquecido, concretizando o golpe.


Como identificar a fraude?

  • O serviço de Valores a Receber é gratuito

É importante lembrar que o Banco Central nunca pede dinheiro para realizar a consulta de saldos esquecidos. O único site em que é possível fazer a consulta é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. O serviço também não pede confirmação de senhas.

  • Verifique a URL

No caso aqui checado, os posts direcionam para um site falso que imita a identidade visual do portal do governo federal (https://www.gov.br/pt-br). Apesar de a imagem parecer a mesma, a URL (endereço que fica na parte superior da página) é diferente, comprovando que o site não é oficial (confira na imagem). É importante ficar atento para essa diferença.

  • Observe quem está comentando

Na postagem analisada há diversos comentários de pessoas contando que conseguiram resgatar valores. No entanto, há uma semelhança entre os perfis: todos os comentários foram feitos no mesmo dia e as contas não possuem atividade no Facebook, apenas uma foto de perfil. Isso pode sugerir que as páginas foram criadas com o intuito de auxiliar na aplicação do golpe.

Não é a primeira vez que golpistas usam famosos para tentar aplicar golpes. Recentemente o Estadão Verifica mostrou que o apresentador Ratinho também teve um vídeo adulterado por meio de inteligência artificial em um golpe com a mesma finalidade. O BCB orienta que caso o usuário tenha caído em algum golpe, entre em contato com a polícia e registre um boletim de ocorrência. A vítima também pode entrar em contato com a operadora da conta ou cartão, e registrar uma reclamação no Procon.


FONTE: ESTADÃO