
A fusão entre o PSDB e o Podemos é algo que vem sendo repercutido na política em âmbito federal e estadual. Na atual conjuntura, o PSDB vem cada vez mais perdendo o seu espaço, já o Podemos segue sendo uma figura emergente no cenário político.
Em Nova Bandeirantes no tocante a política local, a fusão entre as duas legendas, já começa a mexer com algumas peças do tabuleiro.
Valdecir Pribe que está à frente do Podemos local concedeu entrevista, onde avaliou o cenário futuro com o anúncio da fusão. Segundo o presidente da legenda em Nova Bandeirantes, com a fusão existe a possibilidade da vinda de novos integrantes da política estadual para o Podemos.
“Eu acho que nós temos um cenário bem complicado nacional e estadual [...] que está havendo uma troca, pois o Max [deputado Max Russi], pode assumir a presidência a nível estadual. Inclusive tivemos uma reunião com a cúpula do Podemos por meio do gabinete do Max, onde está combinado e articulando de 5 a 6 deputados estaduais para virem para partido”, apontou.
A discussão é bem abrangente segundo Valdecir Pribe, o que pode refletir também no cenário local. Anteriormente o dirigente do Podemos Municipal, esteve participando de uma reunião com integrantes do partido em Cuiabá, visando a entrega da direção local do partido da qual criou em Nova Bandeirantes.
Na visão de Pribe, outras pessoas dentro da legenda a nível local poderiam estar ocupando a presidência no atual momento.
“O partido esse [Podemos], que eu criei em Nova Bandeirantes que, teria outras pessoas de confiança do Max Russi para estar assumindo a presidência”, afirmou.
Entretanto, Pribe salienta que a mudança de direção local não vai ser feita agora.
“O grupo do Podemos não ficou muito satisfeito. Então, a diretoria me ligou [...], o pessoal lá do Podemos [direção estadual], que não vai fazer essa troca agora [...] que vai segurar por mais um tempo”, disse Pribe.
Decisão Futura
Mesmo com o assunto em total ebulição, ainda está no planejamento uma reunião que irá definir os rumos de ambas as legendas, tanto o PSDB como o Podemos, onde os delegados com direto de voto.
Ainda que a direção estadual tenha postergado uma possível mudança na direção da legenda em Nova Bandeirantes, Valdecir Pribe não esconde a vontade em deixar a direção do partido.
“Eu deixei claro na reunião em Cuiabá, que eu quero entregar todas as certidões negativas dos meus candidatos a vereadores no município [...], quero entregar em mãos, e deixar todo mundo legal para poder em 2028 quem quiser ser candidato [...] entregar o partido redondo, sendo esse no momento o meu interesse”, disparou Pribe.
Contudo, apesar de estar recebendo contatos de várias lideranças estaduais ligadas diretamente ao Podemos, objetivando o fortalecimento das bases no estado, Valdecir reforça a decisão de sair do partido.
Questionado se já foi contactado pela direção local do PSDB, Pribe argumentou que ainda não foi procurado.
“Não, ainda não existiu um contato. Eu ainda não fui procurado, hoje a presidente do PSDB local é a Primeira-dama [Lila de Souza], não fui procurado por ela, onde também ainda não aconteceu a fusão”, acrescentou.
Outro ponto atribuído pelo presidente do Podemos local, é o seu descontentamento com a direção a nível nacional.
“Eu estou realmente meio descontente com o partido em nível nacional. Com a retirada da assinatura da nossa presidente [Renata Abreu se referindo a PEC da Anistia], da PEC da Anistia fiquei bem insatisfeito, inclusive mandei uma mensagem no whatsapp dela a matéria que eu li, para que ela me desse um feedback, mas até o momento ela não me respondeu”, pontuou o presidente do Podemos local.
Não escondendo a sua insatisfação com a política nacional, Valdecir Pribe aproveitou para fazer um desabafo.
“A gente começa a ficar decepcionado com a maioria dos partidos hoje. A política está muito complicada, onde a gente começa a se decepcionar por um lado, mas por outro lado se você largar de lutar [...] quem vai lutar? Então, nós estamos aí nessa luta [...], e partido não vai fazer a diferença”, alfinetou Pribe.
O dirigente do Podemos de Nova Bandeirantes revelou ainda que, mesmo que fique fora da legenda, já recebeu convites de outros partidos para ocupar a presidência a nível municipal.
Atualmente o Podemos Municipal conta com um quadro de 158 filiados. Pribe fez questão de lembrar que a migração estaria partindo do PSDB para o Podemos. Outro fator mencionado na entrevista pelo presidente do Podemos local, está na possível debandada de membros da legenda, que poderia acompanha-lo com a mudança de partido.
“Uma parte vai, mas a outra não vai. Isso nós sabemos como que é. Pelo fato de eu ter criado o Podemos, e a maioria dos filiados eu que filei, onde eu tenho um bom relacionamento essa vai, mas a outra parte não vai”, disse.
Ainda na entrevista, Valdecir Pribe citou o exemplo do PL local, onde muitos foram filiados, mas havendo uma divisão posteriormente com a mudança na direção do partido.
“Tivemos um racha recentemente no PL aqui, onde o vereador Fernando filiou a maioria das pessoas que depois rachou com ele. Então, fidelidade é complicado ainda mais uma partido como o PL com dois vereadores e um vice-prefeito que tinha que ser unido [...] rachou. Então, um partido pequeno como o Podemos no município não tem jeito [...] acaba rachando”, completou.
fonte redação: nova band hoje
fonte imagem : news publicidades